Psicanalista: Um psicanalista é um profissional que utiliza técnicas da psicanálise, uma abordagem terapêutica desenvolvida por Sigmund Freud. Os psicanalistas têm formação específica em psicanálise e geralmente concluem um curso de formação, após a conclusão de sua graduação. Existe um tripé que sustenta a formação de um psicanalista, é a sua formação contínua, sua análise pessoal, e supervisão dos casos clínicos. A maioria dos psicanalistas se concentram em trabalhar na clínica e o processo de análise baseia-se em explorar os processos inconscientes, utilizando técnicas como a livre associação, interpretação dos sonhos e análise dos conflitos psíquicos. A terapia psicanalítica é geralmente de longa duração e ocorre em sessões semanais. Após a morte de Freud a psicanalise segue até os dias de hoje através de grandes pensadores.
Psicólogo: Um psicólogo é um profissional que possui formação em psicologia. Eles estudam o comportamento humano, os processos mentais e as emoções. Os psicólogos podem trabalhar em diversas áreas, como clínica, educação, organizacional, esportes, entre outras. Na prática clínica, eles realizam avaliação psicológica e oferecem diferentes abordagens terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental, terapia comportamental, terapia humanista, entre outras. Os psicólogos não prescrevem medicamentos.
Psiquiatra: Um psiquiatra é um médico com especialização em psiquiatria. Eles estudam a mente humana, os transtornos mentais e os tratamentos farmacológicos. Os psiquiatras são capacitados para fazer diagnósticos, prescrever medicamentos e fornecer tratamento médico para distúrbios psiquiátricos. Além disso, alguns psiquiatras também podem oferecer psicoterapia, embora muitos optem por se concentrar principalmente na abordagem medicamentosa. Os psiquiatras frequentemente trabalham em colaboração com outros profissionais de saúde mental.
Opmerkingen